sábado, 12 de dezembro de 2009

Período de Glórias


Época até hoje nunca igualada em termos de conquistas e resultados expressivos fora de Caxias do Sul, feitos obtidos devido a grande qualidade dos botonistas da época e também integração entre atletas caxienses com de outros estados, principalmente os baianos, ocasionando a evolução do nível de jogo entre os caxienses, explicando com isso os grandes resultados obtidos na década.

A nível nacional o destaque maior ficou com Marcos Barbosa, vice campeão brasileiro em 1978 no Rio de Janeiro, perdendo a finalíssima para Jomar Moura da Bahia, mas não foi só isso, Jorge Compagnoni e Airton Dalla Rosa conseguiram 3º e 4º lugares respectivamente no campeonato brasileiro de Salvador em 1970, isso sem esquecer do 4º lugar por equipes em 1970 (Sambaquy, Walmor Medeiros, Ângelo Slomp) e o 5º lugar também por equipes em 1971 (Sambaquy, Rudy Vieira, Mario Ruaro).

No estado, total destaque para Airton Dalla Rosa, que além de conquistar o 4º lugar no estadual de Canguçu em 1973, foi campeão gaúcho em 1975, fazendo uma final caxiense contra Marcos Barbosa em Jaguarão.

Só para ressaltar, todos os resultados citados foram obtidos com times de botões liso.
Em 1972 Caxias do Sul teve a honra de sediar o 3º Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, na época foi chamado de 1ª Taça Brasil, por influência de Adauto Celso Sambaquy e apoio de Mário de Sá Mourão.
A cidade foi representada por Marcos Barbosa e Vanderlei Duarte, e o título ficou com Antonio Carlos Martins do Rio de Janeiro.

Apesar das conquistas e eventos importantes, em 1976 a Liga Caxiense de Futebol de Mesa que ainda era no Edifício Martinato é fechada, devido em grande parte a saída de Sambaquy que por motivos profissionais se mudara para Brusque-SC, ficando até 1981 desativada.

Também nesta década começava a despontar um grande botonista, Luiz Ernesto Pizzamiglio que tem alguns de seus feitos relatados na matéria sobre a década de 80. 

Foto esquerda para direita: Luiz Santiago Veronese Mascia (Bahia), Marcos Antonio Zeni (Ponte Preta), Adauto Celso Sambaquy (G.E. Flamengo), Marcos Pereira (jornalista da TV Caxias), Luiz Ernesto Pizzamiglio (Vasco da Gama) e Adalberon Luiz Barreto (Coritiba).